Bern

Catedral de Berna | Cidade Antiga | Zytglogge | Käfigturm | Padarias

A cidade

Berna está localizada no centro da Suíça, às margens do rio Aare. É a capital do cantão de Berna e é frequentemente chamada de “Bern” em alemão, uma das línguas oficiais da Suíça.
O centro histórico da cidade conhecido por sua arquitetura medieval bem preservada, com edifícios históricos, ruas estreitas e praças pitorescas. Isto rendeu a cidade em 1983 até hoje o título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

A capital da Suíça é Bern e não Zürich como muitos pensam, ela é também o centro político do país.
Consequentemente abriga o Palácio Federal (Bundeshaus), onde se encontra o governo federal suíço, e o Palácio do Parlamento (Bundeshaus West), onde o Parlamento suíço se reúne.

A economia de Berna é diversificada e inclui setores como finanças, serviços, governo e turismo. A cidade é o lar de muitas organizações internacionais e embaixadas devido ao seu status como capital da Suíça.

Em Bern bem como em outras cidades não ficamos em hotel ou nada similar, a base elegida foi Zürich, no link https://meu.tur.br/suica/ dou uma breve dica sobre logística, vale conferir.

Catedral de Bern

Clima em Bern, em outubro, é ligeiramente “menos” frio que Zürich mas bem agradável também. Claro que pode ter um frio mais intenso ou dias de sol em que só uma camiseta resolve, pelo menos para mim (risos).

MesesJFMAMJ
+ (°C)4.25.39.81417.621.5
~ (°C)0.91.35.19.113.217.1
— (°C)-1.9-2.30.73.98.412.4
Chuv10911111211
MesesJASOND
+ (°C)23.122.818.714.68.64.9
~ (°C)18.818.614.710.65.21.8
— (°C)14.414.510.972.3-0.9
Chuv12111091011
fonte: https://pt.climate-data.org/

História

Foi fundada em 1191 pelo Duque Berthold V de Zähringen, que nomeou a cidade em homenagem a um urso, um animal que, segundo a lenda, ele havia caçado em sua busca por um local para estabelecer a cidade. A cidade cresceu rapidamente e se tornou um centro comercial e administrativo na região.

Possui uma rica história que remonta à Idade Média. A cidade é conhecida por sua Torre do Relógio Zytglogge, a Catedral de Berna (Münster), a Fonte de Moisés, e muitos outros locais históricos.

No início do século XIV, tornou-se um membro da Liga dos Oito Cantões, que mais tarde se tornaria a base da Confederação Suíça. Berna desempenhou um papel importante na expansão da Confederação e na defesa dos interesses suíços.

Dois séculos após, desempenhou um papel fundamental na Reforma Protestante na Suíça. A cidade adotou a fé reformada e desempenhou um papel na disseminação do protestantismo em outras partes do país.

Já no século XX desempenhou um papel importante na diplomacia internacional, abrigando várias organizações internacionais, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Münsterplattform Bern (plataforma panorâmica)
Torre do Relógio Zytglogge

Passeios

A chegada a Bern foi de trem, já para os pontos turísticos, sola de sapato. Da estação a Käfigturm dá uns 8 min andando. As demais atrações são próximas, logo indico a caminhada, que além de dar a oportunidade de ver a arquitetura, os principais pontos de visitação, as lojas, descobrir onde se pode lanchar com suas padarias maravilhosas, serve também de exercício cardiorrespiratório, só pontos positivos rsrs.

Trem foi a alternativa escolhida para irmos a Bern, saindo de Zürich.

Alguns dos pontos a serem visitados em Bern começando pelo Centro Histórico (Altstadt): Patrimônio Mundial da UNESCO, esta área medieval é perfeita para passear e explorar.
A Käfigturm, que fica ao longo do caminho para o Zytglogge, a torre do relógio que é um ícone da cidade a ser visto durante o dia. Continuando a caminhada a praça da catedral, a Catedral de Bern (Berner Münster), uma imponente catedral gótica e que ao lado tem uma plataforma panorâmica (Münsterplattform) com vistas deslumbrantes da cidade e o rio Aare. Este é uma atração natural popular para nadar e relaxar nos dias mais quentes. Além disso há inúmeras fontes espalhadas ao longo das vias e em pequenas praças como a de Moisés abaixo.

Fonte Moisés
Käfigturm (Torre da Prisão)

Complementando o passeio há alguns parques como Bärenpark (Parque dos Ursos), onde é possível observar ursos em um ambiente que celebra a história da cidade com esses animais e o
Rosengarten, um jardim com rosas e uma vista panorâmica espetacular da cidade antiga.

Eu visitei o Rosengarten, lugar bom para piquenique ou simplesmente sentar e passar o tempo em meio a natureza e uma bela vista.

Observação para irmos ao Rosengarten optamos por irmos de ônibus, mais rápido e prático visto que o tempo era curto, além de já termos caminhado muito, as pernas agradecem.

Algo bom de se fazer ao longo de uma caminhada, para quem gosta, é parar em um dos carrinhos de castanhas portuguesa assadas muito comuns na Suíça, e que são vendidas ao longo das ruas e ir degustando.

castanha portuguesa
Rosen Garten

Abaixo os passeios

Centro Histórico (Altstadt)

Com arquitetura medieval, ruas de calçada o Centro Histórico contém a Torre do Relógio (Zytglogge), Käfigturm, Münsterplattform, parques e outras atrações turísticas

Zytglogge
Duração de 2a a dom
24h

É considerado o principal museu suíço em design e comunicação
Bim Zytglogge 1, 3011 Bern, Suíça

Käfigturm
Duração 2a de 14h às 18h
3a a Sex de 10h às 18h
Sáb de 14h às 16h
Dom – fechado

 A torre original foi construída como um portão durante a segunda expansão de Berna em 1256.
Marktgasse 67, 3011 Bern, Suíça

Münsterplattform
Duração de 2a a dom
24h

Plataforma panorâmica
Münsterplattform 9, 3011 Bern, Suíça

Rosengarten
Duração de 2a a dom
24h

No topo há um restaurante onde se pode fazer uma refeição. A alternativa é levar um lanche completo e fazer um piquenique.
Alter Aargauerstalden 31B, 3006 Bern, Suíça

Igrejas
Duração de 2a a Sáb
de 10h às 17h
Dom de 12h às 17h

Bern Münster (Construída em estilo gótico, teve sua construção iniciada em 1421. Sua torre, com 100,6 m de altura, só foi concluída em 1893).


Dicas

Transporte

Internamente são os bondes que cortam toda cidade. Para fora da cidade trens. Todos são integrados.

Vale muito uma boa caminhada com os itinerários pré-estabelecidos. Exceto pelo parque que é um pouco mais afastado (5 a 10 min), este se vai de ônibus.

Roupas – Vai variar de acordo com a época do ano e o horário do passeio. Tem vezes que uma camiseta e jeans resolve tudo. Se muito quente, short ou bermuda. Já para o inverno, casacos são bem-vindos.

No comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *