Gruyères

Église Saint-Théodule | subida para o castelo | vista da cidade | Castelo de Gruyères 1 | Castelo 2

A Cidade

Gruyères (alemão: Greyerz) é uma comuna da Suíça, no Cantão Friburgo, com cerca de 1.608 habitantes. Estende-se por uma área de 28,39 km², de densidade populacional de 73 hab/km². Inclui as seguintes comunas: Bas-Intyamon, Broc, Bulle, Charmey, Haut-Intyamon, La Tour-de-Trême, Le Pâquier, Semsales, Vaulruz, Vuadens.

A língua oficial nesta comuna é o Francês.

A pequena localidade de Gruyères, terra natal do mundialmente famoso queijo, situa-se no cantão de Friburgo, nos picos de uma colina. Oferece tudo o que o visitante espera da Suíça: paisagens verdes, casinhas de postal, castelos e um excelente ‘fondue’. Para os amantes do cinema e de terror, destaca-se o Museu H.R.Giger, onde se pode ver em tamanho natural o monstro de ‘Alien’ ou beber uns copos no bar de pesadelo Giger Bar.

Hoje, Gruyère é um destino turístico muito visitado por sua arquitetura medieval preservada, gastronomia tradicional e paisagens alpinas. A cidade mantém sua aura de tempos antigos com ruas de paralelepípedos, lojinhas artesanais, e uma atmosfera tranquila e acolhedora.

Cozinha do castelo

O clima

MesesJFMAMJ
+ (°C)4.25.39.81417.621.5
~ (°C)0.91.35.19.113.217.1
— (°C)-1.9-2.30.73.98.412.4
Chuv10911111211
MesesJASOND
+ (°C)23.122.818.714.68.64.9
~ (°C)18.818.614.710.65.21.8
— (°C)14.414.510.972.3-0.9
Chuv12111091011
fonte: https://pt.climate-data.org/

História

A cidade de Gruyère tem origens que remontam ao século XII. Ela foi fundada oficialmente em ca. 1150, quando os condes de Gruyère estabeleceram sua residência ali. O nome “Gruyère” provavelmente vem de “grue” (grou, em francês), uma ave que aparece até hoje no brasão da cidade.

Durante a Idade Média, Gruyère prosperou como um feudo independente, governado por uma linhagem de condes que manteve o controle da região até o século XV.

O Castelo de Gruyères, construído no século XII, é o principal símbolo da cidade. Com suas torres e muralhas bem preservadas, o castelo foi a residência oficial dos Condes de Gruyère por séculos.

Após a falência do último conde em 1554, o castelo passou ao controle dos cantões de Friburgo e Berna, e mais tarde foi adquirido por famílias privadas antes de se tornar um museu público em 1938.

Além de sua história nobre, Gruyère é famosa por seu queijo homônimo. O Queijo Gruyère AOP (Appellation d’Origine Protégée) tem sido produzido na região desde pelo menos o século XII. Ele é feito com leite de vaca cru e tem um sabor suave, ligeiramente salgado e de nozes, que se intensifica com a maturação.

Balcão interno do castelo

Passeios

Mais uma cidade que chegamos de trem, muito agradável por sinal, nada familiar com os daqui rsrs.
Chegando na estação pegamos um ônibus local para irmos ao castelo, só que passamos do ponto e fomos parar um pouco longe, perdidos e com fome. Mas nem tudo foi rum, apesar de não falar francês, graças ao google tradutor, as coisas andaram. Inclusive nesse “perdido” comemos uma das melhores quiche, se não a melhor numa birosca de rua, desmanchava e era saborosa.
Ah! alemão apesar de oficial e ter placas em, é só figurativo o povo lá não fala, inglês então… :\
Só no castelo e se dê por feliz rsrs.

Subida para o castelo
Entrada do castelo
Sala de música
Armas
Entrada do castelo

A cidade abriga a La Maison du Gruyère, uma queijaria e museu onde os visitantes podem assistir à produção tradicional do queijo e aprender sobre sua história e importância cultural. Há também o Museu HR Giger, dedicado ao artista suíço que criou os visuais do filme Alien. Além claro do Castelo medieval que é referência em Gruyère.

Admirando enquanto espera o fondue
Pausa para refrescar
Fondue

Castelo de Gruyères
Entrada
2a a Dom das 9h às 18h
Os valores vão de free a 29 CHF
Veja no link: Entradas e valores

 O Castelo de Gruyères (château de Gruyères ), localizado na cidade medieval de Gruyères , Friburgo , é um dos mais famosos da Suíça. Rue du Château 8, 1663 Gruyères, Suíça
Entradas e valores

HR Giger Museum
Entrada 2a a 6a de 10h às 18h
Sáb e Dom de 10h às 18:30h
O valor pode ser visto no Entradas e Valores, há um combo.

Fica dentro da área do Castelo. 
Rue du Château 2, 1663 Gruyères, Suíça

La Maison du Gruyère
Entrada
2a a Dom das 9h às 17h
Assim como o museu há um combo no Entradas e valores

 A Casa do Queijo situa-se na vila de Gruyère e dedica-se ao fabrico de um dos queijos mais emblemáticos da Suíça – Gruyère
 Pringy, Pl. de la Gare 3, 1663 Gruyères, Suíça

Onde comer

No castelo há vários restaurantes e o bom para quem gosta é o Fondue, o valor era em torno de 26 euros, atualmente uns 30 – 32 por pessoa.
O de queijo vem com pão e/ou batatinhas cozidas, lembra as usadas para fazer batata calabresa, só que sem molho ou pimenta.
Se me lembrar do nome do restaurante eu posto.

Dicas

Se for de trem para lá, tenha um aluguel de carro já agendado no local, isso facilitará seu deslocamento pela cidade, que não é grande mas tem um visual atraente. Além disso, não precisará subir a pé 600 metros de colina íngreme acima para chegar ao castelo. Ônibus comum não vai lá, passa só na estrada.
Agora se for adepto ao trekking, esqueça o carro rsrs.

No comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *