Buenos Aires

Milanesa de pollo y espinacas a la crema | Porto Madero |rio Tigre | Casa Rosada | Tango

A cidade

Buenos Aires é a capital da Argentina e a maior cidade da Argentina, atualmente a segunda maior área metropolitana da América do Sul. Banhada pelo do estuário do Rio da Prata, localiza-se na costa sudeste do continente. Atualmente conta com uma população de cerca de 13 milhões de pessoas.

A cidade de Buenos Aires não é parte da província de Buenos Aires e nem é a sua capital, mas um distrito autônomo.
Os limites da cidade foram ampliados para incluir as cidades de Belgrano e Flores, ambas agora bairros da cidade. A emenda constitucional de 1994 concedeu a autonomia política à cidade, daí o seu nome formal: Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Seus cidadãos elegeram pela primeira vez um prefeito em 1996. Antes, o prefeito era diretamente nomeado pelo Presidente da República.

Buenos Aires é um dos destinos turísticos mais procurados no mundo, que tem como atrativos sua arquitetura de estilo europeu e sua rica vida cultural, com a maior concentração de teatros do mundo.

O hotel foi o Rochester Hotel Concept que fica na Maipú 572. Ele é simples, porém bom. O banheiro para quem gosta, dá para ficar de molho, tem uma banheira. Tudo muito limpo e o café era bem servido com frutas, pães, ovos, frios, bolos, sucos, café entre otras cositas. para os glutões de plantão dá para sair rolando.
https://www.rochester-hotel.com/concept/

Jockey em Palermo

Clima em Buenos Aires de uma forma geral é agradável. Claro que pode ter um frio mais intenso ou calor para nenhum carioca botar defeito.
De certo, no Porto Madero durante o inverno não é um lugar agradável de se caminhar.

MesesJFMAMJ
+ (°C)14.414.7128.64.41.7
~ (°C)10.410.68.55.52.3-0.1
— (°C)6.77.15.530.5-1.8
Chuv981010108
MesesJASOND
+ (°C)1.42.24.57.510.913
~ (°C)-0.5-01.84.26.99.1
— (°C)-2.2-1.9-0.51.23.25.4
Chuv9988810
fonte: https://pt.climate-data.org/america-do-sul/argentina/santa-cruz/el-calafate-145693/

História

A mí se me hace cuento que empezó Buenos Aires:
La juzgo tan eterna como el agua y como el aire.

Jorge Luis Borges, “Fundación Mítica de Buenos Aires”

O marinheiro Juan Díaz de Solís, navegando em nome do Império Espanhol, foi o primeiro europeu a chegar ao Rio da Prata em 1516. Sua expedição foi interrompida quando foi morto durante um ataque da tribo nativa dos charruas, na região do atual Uruguai.

A cidade de Buenos Aires foi estabelecida pela primeira vez como Ciudad de Nuestra Señora Santa Maria del Buen Ayre (literalmente “Cidade de Nossa Senhora Santa Maria dos Bons Ventos”) em homenagem a Nossa Senhora de Bonaria (Padroeira da Sardenha) em 2 de fevereiro 1536 por uma expedição espanhola liderada por Pedro de Mendoza. O assentamento fundado por Mendoza estava localizado no atual bairro de San Telmo, ao sul do centro da cidade.

Caminho do Museu Moron
Barraquinha na feira de San Telmo

Passeios

Cidade corrida e movimentada, cheia de atrações.
Do simples caminhar pelas ruas e comércios a busca de regalos aos teatros e shows de Tango

Obelisco marco central da cidade

Vou listar alguns, de certo não cobrirei todos, mas…
A começar pela caminhada ao longo da cidade, passando pela Florida, Lavalle, Tucumán o teatro Colón indo até a galeria Pacífico, não esquecendo a Casa Rosada.

Chorizo con puré de patatas
Trem litorâneo na volta do Tigres

Outros locais que valem e muito a caminhada.
O cemitério da Recoleta com o panteão de Evita Perón, além disso, no próprio local, vale a apreciação das portas e decorações em Art Noveau. Ao lado do cemitério tem a Basílica Nuestra Señora del Pilar, muito charmosa. De lá ir ao Museo Nacional de Bellas Artes (https://turismo.buenosaires.gob.ar/es/article/museos). Mas se a fome apertar antes de ir ao Bellas Artes, ali perto do cemitério tem um restaurante bar excelente o Rodi Bar. Pratos ótimos com preços super acessíveis.

Na direção oposta indo em direção ao Casino Buenos Aires, fica no caminho um mercado de pulgas que é a charmosa feira de San Telmo, com várias barracas e ao longo da rua onde encontram-se lojas de antiguidades, de doce de leite e alfajor (Cachafaz é a dica).

Alfajor
Empanada

Para quem tiver sorte, na praça, encontrará um rapaz que vendendo empanadas aos feirantes, que é de comer ajoelhado, simplesmente a melhor. No centro da cidade não há uma que chegue aos pés dessa. Existem muito boas sim, como no Los Imortales, mas igual não.

A noite também é bem movimentado, além dos restaurantes e bares tem as casas de show e Tango. Para quem nunca foi ao Tango, vá pela experiência e imersão na cultura portenha.
Na nove de julho tem algumas casas grandes de tango que tem desde só o show até ele com jantar e bebidas incluso. O pagamento pode ser feito em dinheiro (Pesos ou Dólar) ou cartão direto na bilheteria que fica aberta desde cedo.

Para aqueles que são aficionados por aviação tem o Museu aeronáutico – Morón. Fica afastado do centro, cerca de 40 min, vale a esticada, eles tem um exemplar da asa voadora dos irmãos Horten desenvolvida na Argentina.
Pena a lojinha não ter kits para montar e muitos livros, mas tem emblemas de esquadrões argentinos bacanas. Pode-se ir de Taxi, o bom se assim for é combinar a volta com o mesmo. Outra alternativa é o ônibus. A viagem é mais demorada e tem que se ter tajeta (passe), não aceitam monedas (dinheiro).

Falando em kits (modelos em escala) tem uma loja bacana no centro de Buenos Aires, na Maipú 494, chamada TopGun. o site deles é o http://www.topgun.com.ar. O preço não é tão mais barato, mas há kits interessantes.

Pulqui primeiro plano – Morón

Outro passeio que é um pouco distante é o rio Tigre, lá tem diversas agências de passeios de barco, quase todas fazem o mesmo trajeto e vale a pesquisa na hora. O preço pode variar e bastante.
Se optar por fazer esse passeio pode se chegar por trem comum ou o Tren de la costa.

É um passeio interessante e de certa forma nostálgico, tem diversas casa ao longo do rio e todas sobre pequenas ilhotas, algumas com trabalho de estrutura para não ir rio a dentro. A composição geográfica é de um rio entrecortado de canais que se interligam. Só morando lá para não se perder na navegação. Inclusive tem áreas que barcos com o calado mais profundo não passa. A paisagem é bastante agradável e o passeio diferente.

Por fim, para quem tem um pouco mais de tempo, um pulinho no Uruguay é uma alternativa. O mais prático é o Buquebus, tem seu terminal no Porto Madero. A primeira parada é em Colonia de Sacramento e depois Montevideo.

Tango
Duração – 1h
6.500 pesos por pessoa
Só o show

É uma casa de show famosa que fica na avenida principal e que se encontra instalado num antigo cinema em Art Déco.
Composto pelo show de tango, canto e dança típica.
https://tangoporteno.com.ar/esp/index.html

Tigres
Duração de 40 min
o passeio básico.
O valor ver no local com as diversas empresas lá existentes

Passeio ao longo do Tigres com seus canais composto por ilhotas habitadas. Em muitas nota-se que já houve um apogeu, local de abonados, donos de comércio ou de fazendas. Atualmente tem pousadas com restaurante e moradores. Todos os suprimentos chegam de barco.

Museu de Bellas Artes
Duração de 3a a 6a
das 11 às 20h
Sábados e domingos 10 às 20h

É um dos mais importantes da América Latina, por sua arquitetura exponencial e pelo valor de seu acervo permanente. Exibe obras de figuras como El Greco, Goya, Picasso, Rembrandt, Rodin, Cándido López, Prilidiano Pueyrredón e Fernando Fader.
https://www.bellasartes.gob.ar/

Cemitério
de 2a a domingo 9 às 17h
2.030 pesos por pessoa

O cemitério da Recoleta é uma famosa necrópole localizada no bairro homônimo na cidade de Buenos Aires. Os jardins que rodeiam o cemitério constituem uma área de lazer muito popular entre os portenhos, ademais, o distrito da Recoleta é um dos mais nobres da capital argentina.
As entradas podem ser compradas no local ou pelo site https://entradasba.buenosaires.gob.ar

Basílica Nuestra Señora del Pilar
de 2a a 6a
das 7:30 às 22h
Sábados e domingos
das 8 às 22h

Foi construída como parte do mosteiro franciscano, concluído em 1732 e dedicado a Nossa Senhora do Pilar. É a segunda igreja mais antiga de Buenos Aires e serviu como igreja paroquial após a expulsão dos franciscanos em 1821. https://basilicadelpilar.org.ar/

Tren de la costa
Duração de 4h a 5h
37 pesos (dinheiro) por pessoa

Para se chegar a estação tem 3 alternativas, taxi/uber, trem ou ônibus (152 senrido Olivo). A estção do Tren de La Costa fica próxima e estção de trem Mitre. O valor tem desconto se usar o cartão do metrô (tajeta de Sube).

Museo Moron
de 4a a 6a
das 10 às 17h
Sábado das 12 às 17h

O Museu Nacional de Aeronáutica “Brigadeiro Edmundo Civati ​​Bernasconi” é um museu argentino localizado na cidade de Morón, Buenos Aires. Fundado em 1960, o museu é dedicado à história da aviação, em particular da Força Aérea Argentina.
https://www.mna.ar/servicios.html

Buquebus
Duração de 1h até Colonia de Sacramento
em torno de 35.000 pesos por pessoa, ida e volta

Buquebus é uma empresa argentina e uruguaia de transporte fluvial de passageiros que liga Argentina e Uruguai com suas balsas cruzando o Rio da Prata. https://www.buquebus.com/Portal/BqbARG/home?flap=pasajes&locale=pt

preços praticados com um real valendo 28 pesos no câmbio oficial | western Union pagava 58 Pesos por Real

Onde comer

Restaurante não falta em Buenos Aires, encontra-se de tudo o que torna difícil eleger algum.
Mas a fim de ajudar quem chegou até aqui, fiz esta árdua tarefa (risos).
Sem mais enrolação.

Los Imortales – https://www.losinmortales.com/
Lavalle 746 – CABA, Buenos Aires, Argentina
(Empanadas, Bife de chorizo, milanesa etc )

Rodi Bar – https://www.instagram.com/rodibar_restaurante/?igshid=1npadqwtzz0qd
Vicente López 1900-Recoleta, Buenos Aires, Argentina
(Bife de chorizo, milanesa etc)

Il Gatohttps://www.instagram.com/il_gatto_trattorias/
Puerto Madero A. Moreau de J. 102, Buenos Aires, Argentina
Há também um próximo ao Obelisco
(Massas, carnes, pizzas)


Dicas

Transporte

O mais fácil é o Sube, tem uma boa ramificação e te leva a lugares bem distantes. O problema são as “tajetas”, na verdade, onde comprar. Nem toda estação vende, as vezes só tem recarga. Abaixo link para localização e compra, há a alternativa de usar um app.
https://tarjetasube.sube.gob.ar/SubeWeb/WebForms/admin/views/mapa-sube.aspx?id=1

Ainda em transporte, se puder, de preferência ao aeroporto Aeroparque ele fica muito próximo do centro de Buenos Aires. Já o Ezeiza em torno de 40min e se tiver que ir para lá ou chegar dele a alternativa é o shuttle Tenda Leon (https://www.tiendaleon.com/index.php?route=product/category&path=1_3), que é seguro e rápido.

O táxi saindo do Aeroparque para o centro, agora, na fila há uma placa com QR code que você escaneia, indica o endereço desejado e já dá o preço da corrida fixo.

Roupas – Vai variar de acordo com a época do ano e o horário do passeio. Tem vezes que uma camiseta e jeans resolve tudo. Se muito quente (Verano), short ou bermuda. Já para o inverno, casacos são bem-vindos.

Dinheiro – Em outubro de 2022 estava a 290 Pesos por Dolar e 58 Pesos por Real (Western Union – WU). Para quem não quiser levar muito dinheiro vivo na mão. Funciona no horário comercial e não há um limite para retirada de valores. A preferência do mercado é por dólar e estava em outubro de 2022 a cotação de 1US$ = 290 Pesos Argentinos.
Cotação do Dólar – https://dolarhoy.com/cotizaciondolarblue
Western Union – https://www.westernunion.com/br/pt/home.html

No comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *